• Parceiros



    Leader Training - IMAP


    Editora Draco


    Blogs Corporativos - Modismo ou Tendência?

Lojas conceituais: o uso da marca para vender melhor seus produtos


É muito comum entre todos nós consumidores avaliar uma, duas ou três marcas de determinado produto antes de comprá-lo.

Você já reparou que, por exemplo, ao comprar um celular nós sempre esbarramos na dúvida sobre um fabricante ou outro? Quando escolhemos por um aparelho e achamos que a dúvida acabou, lembramos: “E a operadora?” !!

Percebendo a nossa tendência em adquirir produtos de marcas consagradas, muitas empresas passaram a exibir seus produtos em lojas especiais, as chamadas lojas conceituais. Elas são pontos de venda criados para vender produtos (como qualquer outra loja) mas a característica principal é o uso (até exagerado, às vezes) das marcas das empresas como atrativo adicional.

Voltando ao exemplo do celular, é cada vez mais corriqueiro pensarmos em passar na loja da Operadora X ao invés de simplesmente passarmos em uma loja que venda celulares.

Outras empresas que estão apostando nessa estratégia são as empresas de TI. A Apple montou em diversas partes do mundo as suas lojas conceituais (Apple Store) e, pelo menos aqui em São Paulo-SP, é muito comum a presença de pequenos espaços conceituais em mega stores como a Livraria Saraiva e a Fnac. A Microsoft também passará a usar essa estratégia, montando seu espaço experimental na sua sede em Redmond.

Mega Store Fnac

Mega Store Fnac

Loja Microsoft

Esse pode ser um exemplo de como velhas idéias podem ser aplicadas para aumentar os lucros, afinal, já conhecemos exemplos de lojas conceituais. As concessionárias de automóveis já praticam isso há muito tempo.

Só para encerrar, decidi escrever esse post ao ler a reportagem no caderno Link do Estadão, disponível em: http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=15365.

Será que vamos encontrar mais produtos exibidos em lojas assim?

Abraços a todos!

Ricardo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: